Paróquia Sagrado Coração de Jesus

- Paulínia - Arquidiocese de Campinas -

Sempre de Portas e Coração abertos para acolher

Sua presença é muito importante para nós!

2023 - Encenação Paixão de Cristo

2023 - Encenação Paixão de Cristo




Padre Dom Filipe de Almeida (OSB) (pároco)





Padre Dom Filipe de Almeida (OSB) (pároco)
 
Endereço: Rua Monsenhor Jeronimo Baggio, 40
Horário: terça, quarta e sexta, das 14h00 às 16h30 - quarta e quinta, das 09h00 às 11h30
Telefone: 3874-2070
Email: pscoracaojesus@terra.com.br
Site: http://arquidiocesecampinas.com/clero/dom-felipe-jose-almeida-osb/
Face: 
Padre Dom Filipe de Almeida (OSB)     (pároco)




Como chegar ao Local

Informações:

Padre Filipe de Almeida

Nascimento: 26/06/1977

Ordenação diaconal: 22/07/2006

Ordenação presbiteral: 22/07/2007

No dia 30 de janeiro de 2021 assumiu como Pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Paulínia.

Breve Biografia:

Pe. Filipe de Almeida, terceiro filho de seis de José Manoel de Almeida e Maria Helena dos Santos, nasceu aos 26 de junho de 1977, na cidade de Escada, Pernambuco.

Após o período escolar e tendo recebido de seus pais uma sólida formação religiosa, aos 17 anos ingressou na Ordem Beneditina – Mosteiro de São Bento de Olinda, onde fora enviado para o Mosteiro de São Bento em Fortaleza.

Tendo realizado o período de formação monástica inicial (Postulantado e Noviciado) professou os primeiros votos no dia 08 de dezembro de 2000. Iniciou sua formação acadêmica no Instituto Teológico Pastoral do Ceará.

No ano de 2002 foi transferido para o Mosteiro de São bento em Vinhedo, São Paulo. Nesta comunidade monástica professou os Votos Solenes em 18 de abril de 2004 (Domingo In Albis).

Concluiu o curso superior de Filosofia e teologia na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, São Paulo em 21 de dezembro de 2007.

Recebeu a Ordenação Diaconal em 22 de julho de 2006, pela imposição das mãos de Dom Bruno Gamberini (In Memoriam) então Arcebispo de Campinas, no Mosteiro de São Bento em Vinhedo.

No ano de 2007, no dia 22 de julho, festa de Santa Maria Madalena, no Mosteiro de São Bento em Vinhedo, recebeu a Ordenação Presbiteral pela imposição das mãos de Dom Bruno Gamberini(In Memoriam) então Arcebispo de Campinas.

Durante seu período de vida monástica exerceu diversas funções: zelador do noviciado, diretor da Casa de Retiros, Procurador (Ecônomo), Mestre de Noviço entre outras. No campo da Pastoral exerceu a função de Conselheiro nacional e Internacional das Equipes de Jovens de Nossa Senhora, Conselheiro das Equipes de Casais, além das diversas atividades pastorais solicitadas ao Mosteiro naquele período.

No período de 2010 / 2011 realizou curso monástico para formação em Roma e em 2011 foi enviado para a Arquiabadia de Saint Vincent, Pensilvânia, nos Estados Unidos para realização de cursos de língua inglesa e na área de Psicologia.

Retornou ao Brasil e exerceu a função de Mestre de Noviços no Mosteiro de São Bento em Vinhedo. No ano de 2014, considerando a licença dada pelo seu superior religioso, Pe. Filipe solicitou a Dom Airton José dos Santos, Arcebispo Metropolitano de Campinas, permissão para fazer um período de experiência na Arquidiocese (Ad experimentum) e no dia sete de outubro fora enviado como Vigário paroquial à então Paróquia Nossa Senhora da Paz, em Campinas.

No ano de 2015, por ocasião da criação da Paróquia Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus, no dia 09 de julho, foi nomeado para a função de Administrador Paroquial, pelo Sr. Arcebispo de Campinas, Dom Airton José dos Santos. 

No dia 31 de outubro de 2017, Dom Airton José dos Santos em carta direcionada ao Arquiabade Douglas Nowicki, OSB, declara que junto ao seu Conselho de Presbíteros aceitaram a permanência do Pe. Filipe de Almeida, e solicita a finalização do processo para sua incardinação.

Em 11/11/2017 assume a Paróquia São José em Elias Fausto.

Em 30/01/2022 assume a Paróquia Sagrado Coração de Jesus em Paulínia.